terça-feira, 26 de outubro de 2010

La luna (Bernardo Bertolucci) 1979- Review-

Ontem assisti “La luna “ pela segunda vez, e acho realmente que é um grande espetáculo para os olhos, Bertolucci é um dos meus diretores favoritos, isso não escondo, acho que um filme como “O ultimo Tango” ou mesmo “O céu que nos protege” são aulas de Know how cinematográfico, acompanhei  os longos 136 min. do filme com coragem, mas a pessoa que estava assistindo comigo parou na metade (achou o filme chatíssimo)
O filme é falado em 3 idiomas, Francês, inglês e italiano, aliás característica forte do diretor, e foi lançado em 1979, polêmico foi proibido em dezenas de países, e recentemente ganhou sua versão em DVD para o Brasil, lembro-me que o vi pela primeira vez numa mostra na Galeria Olido.
Caterine, uma cantora de Ópera americana acaba de ficar viúva e resolve levar Joe, seu filho adolescente para uma longa tournée pela Itália, absorvida pela sua vida agitada entra em choque quando vê que seu filho solitário e problemático tornou-se um viciado em heroína. Esse é o argumento principal do filme, a narrativa é lenta mas a riqueza das imagens compensa a abstração das ações. Acho que a qualidade de “La luna” ultrapassa os filmes normais por ser de fato um filme de arte, um filme em que a trilha sonora e a fotografia falam por si só.
Quando a fita avança os embates ficam mais sérios e a tentativa desesperada de Catarine afastar seu filho das drogas aos poucos transforma a delicada relação de mãe e filho em uma relação quase incestuosa. (Complexo de Édipo Total) em uma das cenas mais polêmicas do filme, cansada e sem esperanças que o filho abandone o vício Catarina oferece a droga ao filho, o garoto diz que a ama e mama em seu seio enquanto ela o masturba. Nada muito forte para os dias de hoje, se considerarmos que Pink Flamingos, filmado á sete anos atrás contava com cenas explícitas de escatologia e sexo oral!!!!!!
Acho que” La luna” é um filme fetiche, assim como “Os sonhadores” e irá agradar apenas os já iniciados em Bertolucci, ou as pessoas que gostam de Verdi ou da fotografia  italiana, quem assistir o filme interessado nas polêmicas e na nudez “Bertoluccianas” irá se decepcionar.


ACHO DIGNO:
“San tropez twist “do Pepino di Caprio na abertura do filme
A participação curta do Roberto Benigni
Jill Clayburgh em um dos seus papéis mais difíceis

NÃO FOI DIGNO:
136 min......tá é filme de arte, mas cansa!

Nome: La luna
Direção: Bernardo Bertolucci
Pais: Itália/França/Eua
Ano: 1979
Duração: 136 Minutos
Elenco: Jill Clayburgh, Mathew  Barry, Roberto Benigni

Nenhum comentário:

Postar um comentário