segunda-feira, 11 de julho de 2011

"As Brumas de Avalon" Book Review



Estou relendo a série “As brumas de Avalon”  o primeiro contato que tive com a obra foi aos 13 anos, lembro-me que li todos os quatro livro em dois meses, mas achava uma leitura difícil com muita palavras novas e seqüências narrativas longas demais, Hjj com 24, estou simplesmente devorando a série novamente.
“The mists of Avalon” como no original em inglês é uma obra de 1979 da escritora estadunidense Marion Zimmer Bradley. É ambientada na antiga Bretanha durante a vida do lendário Rei Arthur e seus cavaleiros e tem por obrigação narrar a já conhecida lenda arturiana a partir de uma outra perspectiva. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens femininas, tais como Guinevere (esposa de Arthur), Morgana(meia-irmã), Igrain(mãe e duquesa da Cornualha), Viviane (tia e sacerdotiza de Avalon), o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama.
Toda a trama Arturiana tem como pano de fundo a situação política da época, como a invasão dos saxões nas costas da Bretanha e também a ploriferação do cristianismo em terras pagãs.


A série foi relançada no Brasil recentemente pela editora IMAGO

























“Os padres fizeram um juramento, a quatrocentos anos, antes mesmo que os romanos chegassem e tentassem conquistarnos, de que nunca se levantariam contra nós ou nos expulsariam com armas, pois estávamos aqui antes deles que eram suplicantes e fracos, cumpriram o juramento, sou obrigado a reconhecer, mas em espírito, nas suas orações, nunca cessaram de lutar contra nós, para que seu deus exppulsasse nossos deuses, sua sabedoria predominasse contra a nossa. Em nosso mundo Igraine, há espaço suficiente para muitos deuses e deusas, mas no universo do cristão- como dizer isto?-não há lugar para nossa visão, nossa sabedoria. No mundo deles ha apenas um deus; não só esse deus deve conquistar todos os outros deuses, como se nunca tivesse havido nunca outras divindades, e sim falsos idolos , obra do diabo, E isso para que, acreditando nesse deus único, todos os homens possam ser salvos nessa única vida. É assim que pensam. E o mundo é a projeção daquilo que os homens acreditam. Portanto os mundos que antes eram um só, estão agora se separando.”
Merlin, pág 25, livro I



A autora Marion Z. Bradley faleceu em 1999 mas deixou um verdadeiro
legado histórico contido nos seus livros.



























A obra foi dividida pela autora em quatro tomos. Na versão norte americana, encontramos todos os volumes num único livro.
O romance, além de narrar cerca de 70 anos ou mais (inicia-se quatro anos após o nascimento de Morgana e narra fatos dela já em idade bem avançada), explora fatos históricos preenchendo as lacunas ignoradas sobre a influência do paganismo e das mulheres na formação da Bretanha.
A homossexualidade tanto a feminina quanto a masculina, também é superficialmente abordada na obra. Lancelote declara explicitamente seu amor e desejo por Arthur e, em algumas passagens do livro, é feita uma insinuação de que Morgana mantém relações com a sacerdotisa Raven.


São estas as divisões
  • A Senhora da Magia
  • A Grande Rainha
  • O Gamo Rei
  • O Prisioneiro da Árvore
Estou com uma pilha enorme de livros para ler e produzindo muito, mas mesmo assim, deixei todos os outros livros para tras e estou tentando me dedicar para a leitura de “As Brumas”
A versãoem película foi rodada em 2001, e conta com a espetacular Anjelica Huston como sacerdotiza da ilha sagrada, Joan Allen como Igraine, e Jullianne Maguilles como Morgana le Fey. A adaptação é bem fiel ao universo de Marion Z. Bradley mas como todo bom livro que vira filme....opte por primeiro ler a série e só depois assistir a adaptação no cinema.

fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário