sábado, 16 de abril de 2011

Velvet underground




O Velvet Underground foi uma banda de vanguarda na década de 60, caracterizada por um estilo experimental, pouco comercial para a época.
A banda alcançou, por este motivo, durante seus poucos anos de existência apenas uma pequena fração do reconhecimento público quanto ao grande mérito criativo e inventivo que hoje a faz ser citada unanimemente pela crítica especializada como um dos poucos grupos realmente essenciais da história do rock'n'roll. Parte deste pouco reconhecimento experimentado, no entanto, deve-se ao contato dos membros do grupo com outros grandes nomes da vanguarda artística novaiorquina, e, em especial, com o artista plástico estadunidense Andy Warhol, que se dizia cansado da pintura e promovia incursões por outros campos artísticos como a música e o cinema.
Warhol agregou ao seu redor um grande grupo de artistas independentes daquele período através desta postura, incluindo Lou Reed, Nico, e todo o grupo, mas sua influência sobre a banda por vezes é mal interpretada: há uma tendência equivocada a considerá-lo uma espécie de "mentor intelectual" do grupo, quando na verdade grande parte das canções deste já haviam sido escritas (e por consequência, sua proposta artística já estava definida)antes do contato com ele. Andy Warhol, apesar de financiador, nunca exerceu grande influência sobre os temas a serem abordados nas músicas ou sobre a estética melódica em si, de forma que uma relação entre a música de Lou Reed e a Pop Art de Warhol seria, na melhor das hipóteses, extremamente sutil, um reflexo da convivência entre os artistas, apenas. No entanto, ele teve forte influência em um importante episódio da história da banda: inclusão de Nico como vocalista em seu álbum de estréia, que ocorreu por imposição de Andy Warhol, mesmo sob protestos dos membros do grupo. Como uma forma de objeção, o nome do grupo no primeiro álbum foi "The Velvet Underground & Nico", excluindo-a, de certa forma, da banda.
Logo após o lançamento do álbum "White Light/White Heat" a banda se desligaria tanto de Nico quanto de Andy.
O Velvet sobreviveu ainda um tempo, apezar do primeiro album(da icônica banana) ter sido um fracasso absoluto, o album foi re-descoberto e hoje é tão famoso quanto "O Album Branco dos Beattles", o "The Wall"  ou o "Funhouse" do Stooges.
Warholl levou um tiro, Nico morreu graças ao vício e Lou Reed ainda canta.
Muito se fala ainda sobre a Nico...olha não acho tanta coisa assim dela não, acabei de postar no Face pra minha amiga Carol Morinaga:

"Na verdade o Andy Warholl nunca conseguiu superar a perda da Edie, e procurou tanto na Ingrid Superstar quanto na Nico alguma coisa que elas decididamente não tinham. SAD"




referencias: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário