terça-feira, 12 de abril de 2011

EDIE SEDGWICK (Warhol`s Darling QUEEN)



Edith Minturn "Edie" Sedgwick
( Nasceu em Santa Barbara, 20 de abril de 1943  —  f oi uma atriz  e socialite  e herdeira americana. 
Edie Sedgwick é mais conhecida por ter sido uma das musas de Andy Warhol, tendo atuado em vários de seus filmes. Foi apelidada de "It Girl", sendo que a revista Vogue também a nomeou uma "Youthquaker".


Em março de 1965, Sedgwick conheceu, no apartamento de Lester Persky, o artista e cineasta underground Andy Warhol. Durante uma dessas visistas, Andy Warhol estava filmando o filme Vinyl, a sua interpretação do livro A Laranja Mecânica. Apesar de todo o elenco de Vinyl ser formado exclusivamente por homens, Andy Warhol fez questão de colocar Edie Sedgwick no filme. Ela também fez uma breve aparição em Horse, outro filme de Warhol, após ser apresentada logo no final do filme. Embora o interesse de Edie Sedgwick em ambos os filmes seja breve, o seu charme, o seu visual e o seu estilo despertaram o interesse de Andy Warhol, que decidiu colocá-la no estrelato.
O primeiro desses filmes, o famoso Poor Little Rich Girl, foi originalmente concebido como uma parte da série de filmes de Sedgwick, chamado de "The Poor Little Rich Girl Saga".

 A serie era formada por este filme e mais três, intitulados de Restaurant, Face e Afternoon. As filmagens de Poor Little Rich Girl começaram em março de 1965, no apartamento da própria Edie Sedgwick, na cidade de NYC.
O primeiro rolo de filme mostra Edie Sedgwick - totalmente embassada e fora de foco - acordando, pedindo café e suco de laranja, fumando alguns cigarros e fazendo exercícios e maquiagem em seu quarto, ao som de um disco do Everly Brothers. O fato de Edie Segwick estar totalmente embassada e fora de foco, se deu devido a um defeito na lente da câmera. O segundo rolo de filme, mostra Edie Sedgwick fumando mais cigarros (a título de curiosidade, ela era uma fumante inveterada), falando ao telefone, experimentando roupas e, acima de tudo, descrevendo como ela gastou toda a sua herança em apenas seis meses.

Pra quem acha que Edie era a 60`s Paris Hilton....bom, acho pouco improvavel, a Factory Girl como era conhecida desfilava entre músicos e artistas, conhecia toda massa  criativa de NYC daquela época.
Morreu cedo, 28 anos apenas, fumava feito louca e bebia demais, a causa da morte? A de sempre, barbituricos, comprimidos pra dormir e alcool. há quem diga que foi suicídio, o seu marido Michael Post alega que foi acidental.




fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário