domingo, 24 de abril de 2011

Film Review: Sebastiane de Derek Jarman



sinopse: Na Roma do ano de 303, numa festa no palácio do Imperador Diocleciano, soldados se divertem torturando um jovem cristão. Sebastiane, capitão da guarda e também cristão, revolta-se com a situação. Deposto e exilado numa ilha remota, sua religião o torna vulnerável a humilhações de outros soldados e aos impulsos sexuais do centurião Severus. Apoiando-se em sua fé em Deus, Sebastiane não reage às agressões. O único a se importar com ele é Justin, com quem cria uma relação afetuosa. Muitos anos depois de sua morte, ele é canonizado pela Igreja e consagrado como São Sebastião.




Derek Jarman mostra toda sua força e criatividade em sua estréia como diretor de longas, ainda que fortemente inspirado em Pasolini (principalmente em : O evangelho segundo Mateus) e a adaptação de Fellini da peça Satyricon de Petronius , Jarman presenteia o público com uma verdadeira obra de arte,baseada na vida do mártisr cristão, ainda que adaptada livremente para sua poesia e forte conotação homoerótica.
 A fotografia é de tirar o fôlego, toda inspirada em obras renascentistas, a trilha sonora é composta pelo maravilhoso Brian Eno, e os dialogos são todos em latim?????
A testosterona escorre pelos atores nus durante todo o filme, o tempo dilatado, caracteristico do diretor está presente em quase todo filme, que contem ainda cenas de humilhação e sadismo.
Coincidencia ou não, hjj é páscoa, não que eu me importe, ou comemore, mas achei digno rever essa fita justamente nesse dia.






  Ano de produção : 1976
• Direção: Derek Jarman
• Roteiro: Derek Jarman, Paul Humfress, James Whaley
• Gênero: Drama/Histórico/erótico
• Origem: Reino Unido
• Duração: 90 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário